sexta-feira, 21 de outubro de 2011

As artes visuais da tribo Kaxinawá na Escola Delzuite Barosso

Autora: Antonia Elissandra do Nascimento Aragão

1. Apresentação:

Sabemos que a arte expressa emoções, estado de espírito, na cultura indígena em especial além de expressar tudo isso ela é uma característica importante para a identidade da tribo, refletindo um universo de signos, valores, crenças e saberes essenciais deste grupo étnico. Contudo pouco explorado pelos professores do município. Talvez uma forma de ressarcir pelos maus tratos e a expulsão de suas terras e de seus valores e costumes. Mas sabemos que falta o principal, a conscientização da população em geral para o valor e respeito do índio como o homem que preserva e usa a terra da melhor forma sem agredi-la. Sem esquecermos que eles chegaram primeiro, portanto são os verdadeiros donos.

2. Motivação:
Os indígenas fazem parte da formação da sociedade brasileira, tendo em vista que foram os primeiros habitantes destes pais. Esta população tem cultura, costumes e formas de viver diferentes de outras etnias ainda que os costumes dos povos indígenas tenham sido aos poucos subtraídos. A população indígena teve grande participação no processo de formação da cultura brasileira e por que não dizer também no processo educacional.
Diante disso, observa-se que a arte indígena também representa um elemento de extrema importância na educação uma vez que ambas andam paralelamente na vida cotidiana do ser humano. A educação não se restringe apenas à instituição escolar, mas também, ao ambiente doméstico, nas rodas de conversas, nas vivencias da vida, ou seja, ela também ocorre de forma assistemática. A antropologia cultural e a arte de uma forma geral fazem parte da vida diária das pessoas, por isso não podem ser deixadas de lado, e tudo que e arte precisa ser valorizado, tendo em vista que quando uma determinada sociedade tem sua arte apontada como importante isso traz certo respaldo e importância para tal população.
A Arte desperta no aluno o interesse pelo saber e faz com que possa despertar o artista que há nele. Através da Arte se ampliam os conhecimentos científicos que podem ser divulgados aos demais a fim de que a cada dia o saber seja multiplicado e a cultura de um povo não possa ser esquecida. Com a implementação deste projeto a cultura kaxinaua poderá ser incorporada ao Estudo das Artes da Educação Acriana, valorizando a cultura regional indígena e mostrando as raízes desses povos, bem como eles poderão ser reconhecidos futuramente através da Arte Visual.

3. Objetivo Geral:
- Inserir a cultura indígena da tribo Kaxinawá nas aulas de Artes nas escolas do município de Tarauacá.
Objetivos específicos:
-Divulgar como os índios kaxinawá viviam, vivem e como reproduz sua arte;
- Mostrar como a tribo kaxinawá reproduz sua arte;
- Identificar a utilização da pintura corporal da tribo Kaxinawá e o significado dessas formas de expressões corporais;

4. Público Alvo: Estudantes da escola Delzuite Barroso entre as 6ª e 7ª series;
5. Metodologia:
- Oficina de pintura corporal;
- Exposição de material artístico;
- Slide com a historia da tribo;
- Vídeo BIMI – Mestre dos Kenes;

Referencias:
Video na Aldeia – BIMI - Mestre dos Kenes, disponível http://www.youtube.com/watch?v=JxaP8WFyBqo&noredirect=1 acessado em 20 de Abril de 2011.

Um comentário:

Adila Melo disse...

Elissandra,
Parabéns pela escolha do tema do seu projeto. Sendo na escola o primeiro contato da criança com a educação formal, a mesma deve levar o aluno a conhecer e a valorizar suas raizes, mas pouca coisa se estuda sobre cultura. E a partir desse seu projeto, os alunos terão um contato mais direto um tipo de cultura,que é a da tribo Kaxinawá.